Notícias

VOLTAR

NATIONAL DAY E UMA BREVE HISTÓRIA DA AUSTRÁLIA

18/02/2008NATIONAL DAY E UMA BREVE HISTÓRIA DA AUSTRÁLIA

Em 26 de janeiro de 1.788 o Capitão Arthur Phillip tomou posse da colônia de New South Wales e se tornou o primeiro governador. Nascia então a história da Austrália.

Uma das características interessantes da Austrália, é que ao contrário da América do Sul, do Norte, e das Índias, a Austrália só foi descoberta em 1.642. Antes disso ninguém queria. Os Portugueses passaram ao largo da Austrália, trocaram olhares com os Espanhóis que vinham por bombordo, e foram embora. Olha que isso ocorreu antes de 1600. Ou seja, tanto Portugal quanto a Espanha deixaram de ter uma filial na Oceania, e resolveram dar de graça para um Holandês chamado Abel Tasman que em 1.642 chegou numa ilha ao sul da Austrália, e por ser muito vaidoso, chamou-a de Tasmânia.

Na verdade, o primeiro inglês que avistou o grande continente Australiano, foi um ex-pirata de carteirinha, chamado Willian Dampier, que quase quebrou o barco nos recifes da costa oeste (Oceano Índico). Ele chegou, olhou para terra, e só viu deserto. Não viu água para beber,  tão pouco nada para saquear. A temperatura estava de rachar bandeira de caveira em topo de mastro, e o terrível pirata, deu meia volta e foi embora tal qual a turma da Península Ibérica. Antes de sair, e depois de encontrar alguns nativos aborígines, comentou com o restante da tripulação..."Nunca imaginei que um país pudesse ter uma população tão miserável quanto este".

Somente uns 100 anos depois, em 1.768, que o intrépido Capitão Cook descobriu a Austrália. Ele foi mandado para o Tahiti, para estudar o trânsito de Vênus nos céus do Pacífico Sul. Na volta, chegou à conclusão que as terras que via na proa da embarcação não era a tal da "Terra do Sul", tão cobiçada  por Portugal e Espanha, mas sim a Nova Zelândia. Circunavegou ela, e prosseguiu viagem para Oeste. Até que finalmente, em 1.770, ele teve certeza que tinha aportado nas Terras Australis, ou Austrália para os íntimos.

Com tantas mãos hábeis, convencidas no chicote a cortar árvores e construir casas, as coisas andaram muito rápido e vilas prosperaram. Ovelhas foram importadas para servir de comida, e também para virar casacos, e como não havia nada mais para fazer, o jeito foi explorar o interior. Doce ilusão, pois bastaram sair da faixa verde do litoral, para cair num deserto que parecia não ter fim. Temperaturas de mais de 50 graus, nada para beber ou comer, mas mesmo assim conseguiram chegar ao outro lado da Austrália. Muita gente morreu nessas explorações, de sede, de fome, e por se perderem em tal imensidão. Em 1.830, o envio de convictos já havia sido suspenso, e a quantidade de terras livres a serem trabalhadas, começou a atrair fazendeiros ingleses. Eles eram livres, desprovidos de riquezas, e trabalharam muito duro com a pá e a enxada para conseguir sobreviver. Por isso é que hoje na Austrália, não se descrimina o tipo de trabalho que uma pessoa faz. Para o povo australiano tudo é uma festa. Ser australiano, ou estar na Austrália é um privilégio que deve ser comemorado. Então, divirta-se como os australianos e brasileiros, mas organizadamente como os ingleses. Fantastic!

(Dados bibliográficos: www.visaoreal.com.br/australia.htm).


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.