Notícias

VOLTAR

MISSÃO DE NEGÓCIOS DE MINAS GERAIS À AUSTRÁLIA - Fevereiro/2008

03/06/2008

A delegação brasileira à Austrália chefiada pelo Vice-Governador de Minas Gerais, Profº Antonio Anastasia, chegou a Sydney, sendo recebida no aeroporto pelo Cônsul do Brasil, Embaixador Kywal de Oliveira, pela Presidente da ABCC, Sra. Cristina Talacko, e pelo Presidente da Câmara de Comércio Brasil -Austrália Dr. Helio Julio Marchi.

Cronograma da missão

1º dia

O grupo dividiu-se em visitas a Darling Harbour, almoço em The Rocks, Circular Quay, Opera House, preparando-se para a intensa semana de trabalho que se iniciaria no dia seguinte.

2º dia

Às 9h, na sede do Departamento de Desenvolvimento Estadual e Regional- DSRD, com  magnífica vista da baía de Sydney, começaram os trabalhos da Missão Brasileira na Austrália.

A Sra.Cristina Talacko abriu o evento, destacando os objetivos do grupo em New South Wales e agradeceu a presença do Embaixador Kywal de Oliveira, Cônsul Brasileiro em Sydney, representantes de entidades empresarias e dos Governos de NSW e do Governo Central da Austrália e passou a palavra ao Sr.Adrian Wood, Manager do DSRD, que apresentou um panorama da economia australiana, em particular com os dados relativos ao território de NSW.

Em seguida, o Professor Anastasia, com um vídeo sobre Minas Gerais, apresentou o Estado e sua participação no conjunto da economia brasileira.

O Sr. Carlos Abijaodi, falou sobre o papel da Federação de Indústria e Comércio de Minas Gerais – FIEMG, na economia mineira e sua atuação no apoio à Missão.

Margarida Fantoni, Diretora do SEBRAE MINAS, apresentou a estrutura do SEBRAE e suas funções, bem como sua atuação no apoio aos pequenos e médios empresários e destacou o papel desenvolvido na transformação da economia informal.

Renato Ciminelli, representou a Secretaria de Ciência e Tecnologia e apresentou o pólo de excelência minero-metalurgico.

Ezequiel de Mello Campos Neto, representou a Câmara de Comércio Brasil – Austrália e destacou a atuação da Sra. Cristina Talacko na Austrália, do Denis Garcia, no Brasil, capitaneados pelo Dr. Helio Marchi, na formatação dos eventos para a Missão, bem como, os apoios decisivos do Professor Anastasia e do Carlos Abijaodi, pela FIEMG, na realização da Missão.

O Ezequiel convidou Fabio Marques da Plantar que fez uma explanação sobre a Missão CARBO NEUTRA. O Grupo Plantar que tem como objetivo garantir o uso de combustível renovável por meio de plantio sustentável de florestas de eucalipto com a geração de créditos de carbono se comprometeu a efetuar o cálculo do consumo de carbono  que a Missão teria durante toda sua realização. No retorno ao Brasil, seriam plantadas mudas de eucalipto de origem australiana, de forma a transformar a Missão em CARBO NEUTRA.

A Cristina encerrou a primeira manhã de trabalho e convidou o grupo para almoço onde foi realizado a bordo do Capitain Cook, durante passeio pela baía de Sydney, patrocinado pela mineradora SAMARCO.

À tarde o grupo dividiu-se. Os empresários foram recebidos na sede da AUSTRADE, que organizou encontros com empresários australianos.

Os representantes das Universidades se reuniram com o CRSIO – Australian Commonwelth Scientific and Research Organization - principal órgão de pesquisas da Austrália.

O Vice-Governador, Profº Anastasia, encontrou-se com o Sr. Ian MacDonald, Ministro da Energia, Indústrias Primárias, Recursos Minerais e Desenvolvimento Estadual de NSW, onde foram discutidas oportunidades de negócios e parcerias entre os dois Estados.

O primeiro dia encerrou-se com simpático “happy hour” na residência do Consulado Brasileiro, onde compareceram todos os membros da delegação e convidados australianos, recepcionados pelo Embaixador Kiwal de Oliveira e Sra.

3º dia

As Universidades Mineiras  representadas pelo Profº Ronaldo Pena, Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, o Profº Flavio Santos, Diretor do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica e o Profº Elias Fialho, Pró Reitor da Universidade Federal Lavras e Sr. Daniel Castanho, Presidente do Grupo Anima que administra as Universidades UNIMONTE e UNA reuniram-se com os representantes  das Universidades de NSW e  da Universidade Mcquire . Os empresários participaram de diversas rodadas de negócios na sede da AUSTRADE.

O Vice-Governador reuniu-se com o Sr. Phil Koperberg, Ministro para Mudança Climática, Meio Ambiente e Águas de NSW, tendo como pauta principal a preocupação de ambos os Estados com os problemas das mudanças climáticas.

Às 15h a delegação partiu para Melbourne.

Às 19h a delegação foi recebida em coquetel oferecido pelo INVEST VICTORIA, onde foram recepcionados pelo Sr. Theo Theophanous, Ministro da Indústria, Comércio, Tecnologia da Informação e da Comunicação e Grandes Projetos do Governo do Território de Victoria. Na pauta, foram discutidas possibilidades de cooperação entre os dois estados, sobretudo nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação, laticínios, educação e esportes. O evento contou ainda com a presença do Sr. Telmo Languiller, deputado no Parlamento de Victoria diretamente envolvido no incremento das relações com a América do Sul, para as áreas de agricultura e ciências biológicas; e do Sr. Bernard Wheelahan, Presidente do Conselho das Relações entre Austrália e América Latina – COALAR.

O dia encerrou-se com jantar oferecido pela gigante da mineração mundial BHP BILLINTON, associada da Câmara, tendo como anfitrião, o CFO Alex Vanselow, que presenteou o Grupo com um conjunto de medalhas comemorativas da Olimpíada de Pequim, pois sendo uma das principais patrocinadoras, forneceu os metais para confecção das medalhas que os vencedores das competições receberão.

4º dia

O grupo de professores das universidades mineiras visitou as Universidades La Trobe, RMTI e Melbourne University, quando foram discutidas oportunidades de assinatura de memorando de entendimentos MOU’s para pesquisas científicas conjuntas e intercâmbio de professores e alunos.

Os empresários foram recebidos na Austrade para rodadas de negócios com empresas locais.

O Professor Anastasia, o deputado Lafayette de Andrada, a deputada Gláucia Brandão, o deputado Thiago Ulisses e os Presidentes das Câmaras de Comércio, foram recebidos em almoço no Parlamento do Território de Victoria, pelo Presidente do Legislativo Mr. Robert Smith. Em seguida, reuniram-se com o parlamentar Joe Helper para discutir oportunidades de cooperação no setor agropecuário.

A BHP, associada da Câmara, através do seu Vice-Presidente de Desenvolvimento Sustentável e Relações com as Comunidades, Ian Wood, recebeu os deputados acompanhados pelo Presidente da Câmara Oficial de Comercio Brasil - Austrália e o Sr. Vitor Feitosa Diretor da SAMARCO.
A mineradora anglo-australiana Rio Tinto, associada da Câmara, recebeu em sua sede os representantes da área de educação e o gerente da Câmara, Denis Garcia, quando foram discutidas as possibilidades de estágio profissional de estudantes brasileiros nas operações da mineradora na Austrália.

Às 16h a delegação seguiu para Brisbane.

5º dia

No quinto dia realizou-se o seminário de abertura dos trabalhos da Missão no Território de Queensland.

A missão foi especialmente produtiva em Brisbane, pois este estado já possui um acordo de cooperação com Minas Gerais desde 2001, sendo o vínculo entre os dois estados muito sólido e constante.

O Seminário foi realizado no belíssimo Hotel Conrad Treasury e contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre autoridades e empresários brasileiros e australianos.

O Sr. John Mickel Ministro do Comércio, representou a Primeira Ministra do Território de Queensland e apresentou um panorama da economia do Território e sua participação na economia australiana.

O Sr. John Strano, Diretor executivo do Departamento Regional de Desenvolvimento Indústria e Turismo, apresentou os planos e projetos de sua área.

O Profº Anastasia apresentou o vídeo sobre o estado de Minas e  dados sobre a economia mineira e sua participação na economia brasileira.

O Embaixador do Brasil na Austrália, Sr. Fernando de Mello Barreto, apresentou um panorama da economia brasileira, o seu contexto internacional e o estágio atual das relações bilaterais entre os dois países e as imensas oportunidades futuras.

O Embaixador Fernando e a Ministra–Conselheira Maria Helena, falaram, ainda, sobre os avanços nas discussões das questões ambientais entre o Brasil e a Austrália.

A manhã terminou com um almoço oferecido pelas autoridades do território de Queensland.

À tarde, os integrantes da delegação, parlamentares e professores seguiram para um encontro com representantes da University of Queensland, a mais importante do Estado. Na reunião, onde foram recebidos pelo vice-reitor Trevor Grigg e foram discutidas possibilidades de cooperação no setor educacional.

O Embaixador Fernando recebeu em audiência o Presidente da Câmara, quando analisaram as atuais relações entre os dois paises e os projetos futuros.

Às 17h, teve início a solenidade de assinaturas dos protocolos.

O Sr. John Mickel, representou a Primeira Ministra do Território de Queensland, a Sra. Anne Bligh e o Professor Anastasia, formalizaram a renovação do ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE O TERRITORIO DE QUENSLAND E O ESTADO DE MINAS GERAIS, sem dúvida o ponto alto da Missão na Austrália.

O esporte também esteve presente na missão. O diretor do Atlético Mineiro Sr. Alexandre Faria, formalizou a parceria entre o Clube Atlético Mineiro e o Queensland ROAR, principal clube de futebol de Queensland. Pelo acordo, os clubes irão cooperar pelo crescimento de ambos, com o Atlético Mineiro e contribuir, com criação dos departamentos de base do Roar e com o aprimoramento das técnicas de treinamento e concentração e o Roar, por sua vez, contribuir com técnicas de gestão e administração e melhor aproveitamento dos dias de jogos e eventos.

O evento, que contou com ampla cobertura da mídia local, foi encerrado com coquetel oferecido pelo Governo de Queensland. Estiveram presentes mais de 150 pessoas.

6º dia

Dia 23 de fevereiro, último dia da missão, os empresários tiveram uma rodada de negócios com empresas locais. Houve, ainda, uma palestra oferecida pelo escritório de advocacia McCullogh Robertson sobre os principais aspectos legais envolvidos ao se abrir negócios na Austrália.

O Vice Governador e o Embaixador do Brasil, acompanhados pelos parlamentares e pelos Presidentes das Câmaras, foram recebidos pelos dirigentes do AUSTRALIA TRADE COAST que congrega o  - Brisbane Airport Corporation e Port of Brisbane  – um dos mais bem sucedidos projetos de privatização da Austrália, que comemora 10 anos. Houve uma apresentação feita pela Sra. Wendy McMillan, General Manager da Austrália Trade Coast.

Em seguida o foi realizada visita a todas as instalações, destacando-se o conjunto de investimentos para ampliação do Porto e do Aeroporto e visa, por exemplo, a chegada dos super aviões com capacidade acima de 500 passageiros, a partir de março de 2008 o A380 passa a operar no aeroporto de Brisbane, e principalmente os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela Austrália TRADE Coast.

O trabalho da manhã encerrou-se com a visita ao moderníssimo estádio local, SUNCORP STADIUM que integra o complexo AUSTRALIA TRADE COAST com capacidade para 62 mil torcedores, gentilmente aberto para receber o grupo.

O almoço foi oferecido pela VALE. A delegação foi recebida pela Diretoria da VALE na Austrália, cuja sede fica em Brisbane. O Sr. Renato Paladino, CEO, mostrou a imensa operação que a empresa desenvolve na Austrália, e como destaque estão os investimentos e projetos futuros de atuação.  O Professor Anastasia falou de  sua satisfação pelo sucesso da Missão e destacou os trabalhos realizados pelas Câmaras de Comércio Brasil - Austrália - COCBA – e Austrália Brasil – ABCC.
O Presidente da Câmara Oficial de Comércio Brasil - Austrália em nome das Câmaras agradeceu a gentileza dos elogios do Vice-Governador e mencionou os relatos dos diversos integrantes da Missão que manifestaram a qualidade dos contatos realizados e as expectativas para concretização de negócios e ao finalizar, não conteve a forte emoção, teceu elogios a Cristina e Claudia na Austrália, ao Ezequiel, Denis e Poliana, em BH, ao Celso Brandão Junior, Carla e Leandro em São Paulo, que com seus magníficos trabalhos possibilitaram o reconhecido sucesso da Missão.

As Câmaras do Brasil e da Austrália ofereceram Happy Hour a toda delegação para comovida despedida e encerramento oficial da Missão.

Aguardem. Em breve relatos e experiências individuais dos participantes da Missão.

Participantes da Missão:


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.