Notícias
St George nomeia ex-MME consultor para projeto de nióbio em MG
06/09/2024
A St George Mining contratou o ex-ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida como consultor com foco no desenvolvimento do projeto de nióbio Araxá. Como consultor do conselho da australiana, o ex-ministro deve fornecer "insights, aconselhamento estratégico e apoio" para a empresa avançar o ativo em Minas Gerais adquirido em transação que deve ser concluída no fim de setembro.
Sachsida assumiu o MME em maio de 2022 e deixou o posto em dezembro daquele ano, com o fim do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não conseguiu se reeleger. Formado em economia e direito, o agora consultor da St George havia substituído o almirante Bento Albuquerque, depois de passar três meses como assessor especial no Ministério da Economia, pasta em que atuou por cerca de três anos como secretário de Política Econômica.
Para o presidente-executivo da mineradora australiana, John Prineas, a "vasta experiência de alto nível" do ex-ministro nos setores governamental e empresarial "será de enorme valor para a St George em nosso esforço para construir uma empresa de nióbio globalmente significativa".
"A St George quer criar uma operação de mineração responsável no Brasil que possa agregar valor a todas as partes interessadas", afirmou Prineas.
Na semana passada, a companhia já havia contratado dois ex-executivos da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), maior produtora de nióbio do mundo, para atuar no desenvolvimento de Araxá, projeto vizinho às operações da própria CBMM em MG.
A St George acredita que o ativo mineiro tem uma "base sólida" para que a empresa "avance rapidamente para a definição de recursos potenciais e licenciamento, com extensa mineralização de nióbio e elementos de terras raras de alto teor já descoberta no projeto - incluindo mais de 500 interceptações de teores de nióbio acima de 1%".
Para Adolfo Sachsida, a australiana está "no caminho para se juntar a um grupo pequeno e de elite de produtores de nióbio" com a aquisição do projeto.
"O Brasil, e Minas Gerais em particular, é uma jurisdição de mineração de nível 1. Estou muito satisfeito com o fato de a St George ter reconhecido esse ambiente favorável ao investimento e ter se comprometido com um investimento muito significativo com a aquisição de Araxá", disse o ex-ministro em nota.
"O foco da St George na criação de valor para todas as partes interessadas se alinha com minha visão", completou.
Foto: Adolfo Sachsida foi ministro de Minas e Energia no governo Jair Bolsonaro/Agźncia Brasil