Notícias

VOLTAR

St George contrata ex-executivos da CBMM para projeto de nióbio em MG

06/09/2024St George contrata ex-executivos da CBMM para projeto de nióbio em MG

Australiana nomeou profissionais para 'posições-chave' com foco em avanço de Araxá

A St George Mining contratou dois ex-executivos da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) para o projeto de nióbio que acaba de adquirir ao lado das operações da brasileira, maior produtora mundial do metal. Segundo a australiana, os novos diretores vão ocupar "posições-chave" para avançar Araxá e, com o empreendimento em Minas Gerais, "construir uma empresa de nióbio globalmente significativa".

Um dos profissionais é o engenheiro Thiago Amaral, que foi nomeado diretor de ESG e Desenvolvimento Técnico do projeto Araxá.

Na CBMM, onde trabalhou por mais de 20 anos, Amaral atuou como o diretor de Qualidade, de Sustentabilidade, especialista em Desenvolvimento de Mercado e de Negócios, sendo responsável por áreas como licenciamento, gestão ambiental, programas ESG, implementação de melhores práticas no processo de produção e regulamentação de produtos e, na China, por vendas e marketing de nióbio em eletrônicos, fundição e outras aplicações.

Outro executivo contratado pela australiana foi o engenheiro de minas Adriano Rios, que foi nomeado consultor de Operações de Mineração para Araxá.

Rios atuou como diretor de Operações e gerente de Produção da CBMM e da Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá (Comipa), sociedade entre a primeira e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) que é responsável pela efetiva lavra do mineral que posteriormente é processado, industrializado e comercializado pela CBMM.

Nos cargos, o engenheiro de minas foi responsável por todas as operações da joint venture, além do planejamento, gerenciamento e monitoramento das unidades de processamento mineral e metalurgia – incluindo o desenvolvimento da primeira capacidade de processamento de terras raras da CBMM.

"Os executivos trazem mais de 40 anos de experiência combinada em nióbio e terras raras no Brasil, em desenvolvimento de projetos, mineração, processamento mineral, gestão ambiental e marketing de produtos", salientou a St George.

O presidente-executivo da australiana, John Prineas, observou que as contratações ocorrem em um momento em que a empresa "entra em uma nova era" e frisou que o "profundo conhecimento" dos executivos "de todas as facetas da mineração de nióbio, bem como da área de Araxá e sua comunidade" vai permitir que a mineradora "aumente rapidamente as atividades".

"O conjunto de habilidades únicas que Thiago e Adriano trazem para a St George será inestimável à medida que progredirmos em nosso objetivo de construir uma empresa de nióbio globalmente significativa", disse Prineas.

Foto: Mapa com localização do projeto de nióbio Araxá, da St George/Divulgação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.