Notícias

VOLTAR

Austrália seduz o agronegócio brasileiro

26/06/2008Austrália seduz o agronegócio brasileiro

Estudantes, profissionais, empresários, industriais do agronegócio e produtores rurais brasileiros estão cada vez mais seduzidos pelas possibilidades oferecidas na Austrália. E motivos para isso não faltam.

O governo australiano disponibiliza uma série de opções de vistos para profissionais qualificados que queiram imigrar permanentemente para o país da Oceania ou mesmo apenas para trabalho temporário.

Além disso, a Austrália é um dos poucos países industrializados do primeiro mundo que possui um programa de imigração dirigido para 390 categorias profissionais. No agronegócio a atração é imensa. Seu rebanho bovino é superior a 28 milhões de cabeças e detém 20% da exportação de carne mundial. É o segundo maior exportador, perdendo para o Brasil, mas consegue vender muito melhor que os brasileiros, Historicamente, o preço da carne australiana no mercado externo é 300% superior à carne do Brasil.

Um exemplo da grande atração que exerce o agronegócio australiano está no mega investimento feito em junho deste ano pelo grupo brasileiro JBS-Friboi, que se tornou a maior empresa mundial de alimentos de origem de carne bovina ao adquirir a americana Swift por US$ 1,4 bilhão. Com isso, entrou definitivamente no mercado frigorífico norte-americano e australiano.

Só na Austrália o grupo brasileiro passa a ter quatro unidades de confinamento e quatro plantas industriais (Townsville, Rockhampton, Beef City e Dinmore) com capacidade para processamento de seis mil bois/dia. Com a aquisição, a JBS-Friboi enviou gestores do Brasil que durante todo o ano desenvolveram trabalhos de transição administrativa nas unidades produtoras e processadoras australianas.

"Estes brasileiros abriram suas portas este ano para um dos mercados mais tentadores do mundo: o mercado do Pacífico; e isso é só um exemplo das possibilidades que a Austrália oferece", comenta o empresário Mr. MaCson Queiroz, diretor da MQuality, empresa australiana especializada em consultoria de imigração e exportação.

"No entanto, simplesmente querer ir para a Austrália não é o bastante; algumas exigências são específicas e exigem assessoramento competente para a obtenção de vistos, residência, trabalhos, negócios, exportação, intercâmbio e turismo", garante o diretor da MQuality.


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.